News:

Atenção foristas do Handmades:

Todos os usuários devem prestar atenção às Regras!

As mensagens com  internetês ou com imagem dentro de citação não serão permitidas e o usuário que não corrigir a mensagem será suspenso.

O usuário que deixar de realizar login no fórum por um período maior do que 2 anos, poderá ter seu registro cancelado.

Ao criar um tópico pedindo ajuda para resolver um problema, forneça o máximo de informações possíveis. Inclua esquemas, desenhos, fotos, medições feitas (e quais instrumentos de teste tem disponíveis), etc. Descreva seu problema de forma clara e objetiva. Ajude a quem for ajudá-lo.

Main Menu

Gravadora à laser para fazer circuito impresso (youtube)

Started by blackcorvo, 05 de January de 2025, as 01:52:32

Previous topic - Next topic

blackcorvo

https://www.youtube.com/watch?v=wAiGCyZZq6w

Vídeo bem completo sobre o processo de se usar uma gravadora à laser para produção de placas de circuito impresso (inclusive com máscara isolante).
http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021

btondin

Estou com uma gravadora laser Falcon2 Pro. Não acho interessante fazer PCBs com fenolite, como o vídeo ensina. O que faço é um mix do método old school com o método do laser. Primeiro pinto a placa virgem de FR4 com spray automotivo preto fosco e com o laser "queimo" a tinta onde quero que o percloreto corroa. Não é tão rápido quanto o método do vídeo, mas é muito mais fácil do que usar o método do ferro de passar ou fotolito com tinta UV além de ficar perfeito com FR4

A.Sim

Parece meio mágico vaporizar o metal sem torrar o isolante da base, seja fibra ou fenolite.

Os testes que foram feitos no laboratório da escola mostraram que a potência que não torra a base também não vaporiza o metal.

Lembrando que  video de Youtube aceita e mostra tudo, até máquina de moto contínuo.
Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !

gaschmidt1

Fiz alguns testes , mesmo nos melhores resultados a fibra ficava contaminada ou com metal ou com carbonização e apresentava fugas.
"Fazer ou não fazer. Tentar, não há." (Yoda em O Império Contra-Ataca)

daniel_tubes

Para as minhas placas eu uso uma cnc com fresa, projeto meu mesmo , uso recursos de auto nivelamento, e as vezes perco uma ou outra placa.
Ajuda bastante, mas tem suas limitações a fora que tem que ficar atento com a afiação da fresa.

Como comentou o Btondin, usar o laser para decapar a tinta e depois corroer ainda me parece o melhor método para quem usa uma cnc com laser, eu também pinto minhas placas com tinta de carimbo e se for preciso depois de "fresar" a placa eu dou um banho de corrosivo.

Já fiz por método de raspagem, uso a cnc com uma ponta que tem uma mola em um bits de ponta afiada , pinto a placa e o mesmo desliza sobre a placa removendo apenas a tinta deixando o cobre exposto, para corroer. Funciona, mas como todo processo caseiro ou manual tem suas limitações.

Bom de qualquer jeito cada um luta com as armas que tem.

Att Daniel 
Pirataria é crime, não roube navios...

gaschmidt1

Concordo com o Daniel a Fresa é uma boa solução, Alem do mais entrega a placa furada.
"Fazer ou não fazer. Tentar, não há." (Yoda em O Império Contra-Ataca)

A.Sim

Eu tenho a impressão que o uso do laser para gravar o cobre pintado é menos agressivo à placa do que o fresamento.

Além do mais, o laser permite fugir de limitações inerentes à fresa:

a) largura mínima de fresagem, limitada pela largura da fresa;

b) demora em fresar áreas grandes.

A largura da fresa é um compromisso entre velocidade de fresagem e resolução do corte.

Não é à toa que as LPKF fazem a troca das fresas, mas as máquinas domésticas que eu vi usam uma fresa só.
Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !

darkislanio

Eu tenho vontade de montar um "pen plotter" e tentar usá-lo especificamente para desenhar circuitos diretamente em placas, mas tenho que estudar como fazer um primeiro hehehe
AI = data laundering

daniel_tubes

Há 7, 8 anos eu tentei um pen-ploter seguindo algumas ideias do youTube, mas me deparei com alguns problemas:

1º acertar a pressão da caneta, tem uns projetos com molas e alguns até com elásticos, mas com o passar da caneta sobre a placa  a sua ponta vai se desgastando e o traço aumentando de largura, funciona, mas os desgaste é mais rápido do que se imagina. E ainda tem o lance da furação, tem quer ser feita manualmente.

2º a mesa tem que ser nivelada, e muito bem nivelada, se não o traço fica mudando de largura devido ao sobe e desce do desnível.

3º a caneta não pode ficar muito tempo exposta ao ambiente, a ponta resseca e endurece.

4º E ainda tem que acertar a velocidade de desenho, pra que a tenha uma boa fluidez  da tinta da carga até a ponta da caneta.

Olha, comigo não foi o que eu esperava, limitado a materiais e suprimentos ainda caros na época, dai mudei todo o projeto.

Em momento algum, nunca, eu vou desestimular ou desmotivar alguém a fazer algo, isso que expliquei aqui foi o que aconteceu comigo em particular.

Não sou detentor de todo o conhecimento do mundo e então não posso dizer que não vai funcionar.

Até incentivo ao amigo a montar sua maquina, com o relato que dei você já estará preparado para as eventuais surpresas eu tive e na minha vez ninguém contou .. hehehe




Pirataria é crime, não roube navios...

xformer

Hoje em dia não vejo muita dificuldade de se montar o hardware de uma máquina dessas. Basicamente até o maquinário de uma impressora 3D poderia ser usado, já que ela tem controle em 3 eixos com boa resolução. No lugar do bico de impressão ficaria o laser. O que eu acho mais complicado seria o software para entender e traduzir os comandos CNC (eu desconheço inteiramente como são) para os drivers dos motores e do laser.
Também não faço ideia de qual a potência necessária para um laser (e tipo) conseguir gravar um circuito impresso. Já procurei laser de 5 W e continuo sem. 
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

daniel_tubes

#10
Xformer, hoje em dia é mais fácil de se achar e comprar as peças, quando comecei usei trilhos de gaveta e peças de impressora jato de tinta, esqueça isso, é perda de tempo e material.

Meu concelho é compre peças para cnc , guias e rolamentos lineares, prefira os de 16mm em diante, medidas menores que esse diâmetro só vão dar dor de cabeça.

Para o hardware tem 3 opções:

1 ª O arduino com o cnc-shield, versão mais barata e open source. Roda com um firmware chamado GRBL.  e o soft de controle pode ser i universal gcode sender ou o Bcnc.
O Bcnc é próprio para maquinas que vão fazer pcb, ele tem a opção de auto nivelamento, mas separe um pc para ele com boa memória e no mínimo um processado core 2 duo. O Bcnc roda sobre python, então aceita windows ou linux.  

2ª Usar uma placa chamada RNR, essa é mais dedicada a CNCs tanto que trabalha com o soft chamado Mach3, que é pago, mas é de uso profissional. E pra essa placa só tem esse software. esse só roda sobre windows e de preferencia a versão 7 no máximo.

3ª Porta paralela, sim se você ficou espantado não estranhe, eu uso o mach3 com porta paralela em um P4 HT, roda muito bem, até melhor que RNR na interpolação de eixos.

Para o auto-nivelamento tem o Auto-leveling, roda em windows e linux, fácil de usar. tem muitos vídeos dele no YouTube.

Obs, na versão arduino vocês vão ler inúmeras reclamações sobre instabilidades e tudo mais... mas na verdade é que o pessoal que monta CNC não conhece eletrônica na prática... CLARO que não estou generalizando isso, mas vi muitas pessoas tentando montar uma CNC e não sabe nem lei de ohm. Fique atento com os loops de terra e cabos longos nos sensores.

Se você quer montar um cnc para pcb, sugiro olhar um modelo chamado  3018, ela é feita em alumínio e aço toda estrutural e de fácil montagem.

Eu testei a versão com arduino e rodou bem, mas como sou um experimentador eu testei a RNR e também rodou bem, por fim fiz uma interface paralela e roda bem também, fiquei com essa ultima só pra não ter que desmontar toda a máquina e refazer tudo de novo, como diz meu pai , não se mexe em time que está ganhando.

Motores e Drivers , escolha motores com pelo menos 12kgf/cm e para os drivers escolha os tb6600 que vão bem com esses motores.

Fuso ou correias , essa é uma boa pergunta, eu fiz com fusos, mais precisos e com a adição de torque promovido pela rosca trapezoidal, você pode usar correias GT2 , mas a perda de precisão é meio exagerada para meu gosto, e o torque se perde. Eu optei por fusos com passo de 2mm com diâmetro de 8mm.

Para o Spindle, que é o motor que vai fazer a fresa rodar, eu uso o modelo chinês de 500w , para esse serviço dá e sobra. Tem modelos menores com menos potência, não acho que vale a pena essa economia.

Fresas : eu uso fresas pirâmidal , de 3 faces com ponta de 0.3mm com 20º de ângulo pra fresar as trilha,  para o furo broca de 0.8 e para o corte , fresa raiada de 2mm com revestimento de uma material amarelo que não sei o que é, mas é para não agarrar cavacos...  

Sei que o texto ficou longo, mas esse foi o roteiro que segui. não uso a maquina de forma industrial , uso para hobby.

OBS 2 : Antes que me esqueça, há como fazer placas dupla face. Mas eu não arrisco, é chato pra alinhar e qualquer deslize você mata a placa , prefiro rotear a placa de  forma simples nem que ela fique um pouco maior do que a versão face dupla.

Bom essa é a minha saga pelo mundo da CNC .

Qualquer dúvida é só perguntar. Estou disposto a ajudar com o que eu puder.

Um forte abraço

Att Daniel







Pirataria é crime, não roube navios...